As doenças que afetam a córnea podem causar diminuição da acuidade visual, desconfortos e, até mesmo, a perda da visão.
A córnea é um tecido transparente fino localizado na parte anterior dos olhos que cobre a íris e a pupila, como se fosse o “vidro do relógio” dos nossos olhos. Ela não só protege o globo ocular de ameaças externas, como também funciona como uma espécie de lente por onde a luz entra e é focalizada. Portanto, quando há perda na integridade estrutural desse tecido, ocorrem prejuízos à acuidade visual do paciente, comprometendo o pleno exercício das atividades diárias.
Confira as doenças que afetam a córnea:
Ceratite
Possui caráter inflamatório, e pode ser causada pelo uso inadequado de lentes de contato, por deficiência na produção ou qualidade da lágrima, por dificuldade do fechamento das pálpebras, por alergia ou por agentes infecciosos e pode causar lesões na córnea.
A ceratite pode ser unilateral, ou seja, manifestar-se em apenas um dos olhos, bem como bilateral, afetando os dois.
Ceratocone
É caracterizado por uma alteração da biomecânica da córnea, causa uma superfície irregular e oticamente anormal. É uma patologia com fatores genéticos e ambientais e que causa o afinamento progressivo da córnea, provocando a projeção irregular da curvatura frontal dos olhos e formando uma proeminência em forma de cone.
Em casos muito avançados, a doença pode comprometer também a transparência da córnea, prejudicando ainda mais a visão. Fatores ambientais e comportamentais, como coçar excessivamente os olhos, por exemplo, contribuem diretamente para o surgimento e evolução da doença.
Úlcera da córnea
É uma ferida aberta sobre a córnea que pode ser causada por agentes infecciosos, por alergias graves ou por defeitos de sensibilidade corneana, entre outras causas. É uma enfermidade gravíssima que pode causar danos irreversíveis à visão do paciente, como a cegueira, por exemplo. O diagnóstico e tratamento adequados diminuem o risco de complicações mais sérias.
Essa é outra das doenças que afetam a córnea e é provocada por infecções bacterianas, fúngicas e virais, bem como lesões na córnea, alergia, uso inadequado das lentes de contato e olho seco.
Comments