A visão é um dos sentidos mais essenciais para a experiência humana. Ela nos conecta ao mundo ao nosso redor, permitindo-nos apreciar a beleza, compreender informações e realizar uma ampla gama de atividades. A qualidade de vida está intrinsecamente ligada à saúde visual, pois influencia diretamente nosso dia a dia.
Algumas pessoas costumam dar atenção à saúde ocular só quando enfermidades pontuais aparecem, como conjuntivite, terçol, cisco ou irritações. Mas, não é apenas nessas ocasiões que devemos ficar atentos. Doenças silenciosas como o glaucoma são uma das maiores causas de cegueira no mundo, e o diagnóstico precoce é crucial para evitar que o paciente perca a visão de forma irreversível.
Cuide bem dos seus olhos!
Aplique estas dicas no seu cotidiano:
- Consulte o oftalmologista regularmente.
- Não coce ou esfregue os olhos.
- Durante o uso de telas digitais, faça pausas e não se esqueça de piscar.
- Mantenha sob controle o colesterol, pressão arterial e diabetes.
- Lave bem os olhos e tenha atenção especial à higienização de óculos e lentes de contato.
Visão cansada, o que fazer?
A fadiga ocular acontece quando sentimos os olhos cansados, sem conseguir focar nos objetos e por vezes sentindo dores. A visão cansada pode ser um sintoma para inúmeros outros problemas, e sua causa pode ser doenças oculares e esforço excessivo dos olhos.
Faça pausas: fechar os olhos por 20 segundos já alivia parte do cansaço
Com que frequência devo me consultar com o oftalmologista?
Mesmo que não tenha nenhum problema de vista aparente, o recomendado é ir ao oftalmologista uma vez por ano. Para quem tem erros de refração, o ideal é a cada seis meses, principalmente crianças e adolescentes que, por estarem em fase de crescimento, tendem a ter alterações mais frequentes na refração. Contudo, peça a recomendação do seu médico oftalmologista. Baseado no seu quadro clínico, você deverá ir à consulta com mais ou menos regularidade.
Comments