A hipertensão, quando não tratada ou mal controlada, pode sim afetar a visão. Isso porque o impacto da pressão arterial elevada pode danificar os pequenos vasos sanguíneos que irrigam a retina, uma camada fina de tecido que fica no fundo do globo ocular e é responsável por transformar luz em estímulo nervoso e enviar para o cérebro com o objetivo de formar a imagem. Com o tempo, esses vasos podem se estreitar, enfraquecer e até mesmo romper devido à pressão constante, levando a uma condição chamada retinopatia hipertensiva, um conjunto de alterações que afetam as estruturas das veias da retina e sem o devido tratamento podem causar perda da visão central ou, em casos mais graves, cegueira.
A retinopatia hipertensiva pode ser assintomática nos estágios iniciais. No entanto, à medida que a condição progride, os sintomas podem incluir:
. Visão embaçada ou borrada.
. Manchas na visão.
. Perda de visão periférica ou central.
. Sensibilidade à luz.
. Dores de cabeça frequentes.
A pressão alta também pode causar pequenas hemorragias na retina, manchas algodonosas, edema (inchaço) do disco óptico e oclusão venosa da retina. Além disso, uma outra consequência da hipertensão arterial é o aumento da pressão intraocular, que é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do glaucoma.
Como manter a pressão sobre controle?
A pressão alta é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Assim, para evitar seus efeitos, seja no corpo ou na visão, é necessário controlá-la. E isso pode ser feito através da adoção de certos cuidados com o corpo e a mente. Veja abaixo algumas dicas para manter a pressão sobre controle:
. Visitas periódicas ao médico
. Alimentação Saudável
. Atividades físicas
. Redução do estresse
. Limitação de álcool e cigarro
. Qualidade do sono
É fundamental que pessoas com hipertensão arterial sistêmica façam acompanhamento regular com um oftalmologista, a fim de receber os cuidados adequados para evitar possíveis complicações na visão causadas pela pressão alta. Afinal, essa é uma doença silenciosa que necessita de atenção constante.
Comments