
A síndrome do olho seco é uma condição ocular bastante comum que ocorre quando os olhos não produzem lágrimas suficientes ou quando as lágrimas produzidas evaporam rapidamente, resultando em uma sensação de desconforto e irritação nos olhos.
Sintomas
Os sintomas de olhos secos geralmente são vermelhidão, coceira, ardência, fotofobia (sensibilidade à luz), vista embaçada e sensação de areia nos olhos.
Apesar de serem os mesmos sintomas da síndrome do olho seco, nos casos de um simples ressecamento esse incômodo desaparece em algumas horas, assim que a lubrificação for restabelecida, já que não são resultados de uma alteração na saúde ocular, e sim de circunstâncias externas e passageiras.
Já no caso da síndrome do olho seco, por outro lado, os sintomas podem se manter por um tempo indefinido, até que o paciente receba o tratamento adequado.
Tratamento
Colírios podem ajudar e fazer parte do tratamento, mas somente devem ser utilizados sob prescrição e orientação médica. A automedicação não é recomendada, pois pode favorecer o surgimento de quadros de alergia, toxicidade e irritação ocular.
Caso sinta qualquer desconforto ocular, a orientação é lavar os olhos abundantemente com soro fisiológico 0,9% ou água mineral natural. Se o problema persistir, um oftalmologista deverá ser consultado.
Embora não haja cura para a síndrome do olho seco, existem tratamentos disponíveis para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Por isso, é essencial consultar um oftalmologista se apresentar sintomas de olho seco, pois o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem prevenir complicações a longo prazo. Além disso, medidas preventivas, como descansar os olhos com frequência, manter-se hidratado e usar óculos de proteção reduzem o risco de desenvolver a doença.
Comments