Cuidados para os usuários de lentes de contato

A infecção ocular é causada pela Acanthamoeba, um protozoário que vive nas águas. Geralmente, uma ulceração dolorosa se desenvolve na córnea. Os sintomas de ceratite amebiana incluem vermelhidão dos olhos, excesso de produção de lágrimas, sensação de corpo estranho e dor quando os olhos são expostos à luz brilhante. A visão é geralmente prejudicada.
Esses sintomas podem ser facilmente confundidos com outras condições oculares, o que pode atrasar o diagnóstico e o tratamento adequado. Por isso, caso tenha algum desses sintomas, procure um oftalmologista de confiança imediatamente.
Fatores de risco
A infecção ocular ocorre quando os organismos Acanthamoeba contidos na água ou na solução de lentes de contato entram no olho por meio de pequenos arranhões que podem ser causados pelo uso de lentes de contato ou outras lesões oculares menores.
A exposição à água contaminada, a falta de higiene e manuseio inadequado das lentes de contato também podem resultar na infecção. O organismo Acanthamoeba tem que entrar em contato direto com os olhos para causar a ceratite, então a infecção da córnea não pode ocorrer por beber ou inalar água que contenha, e também não pode ser transmitida para outra pessoa.
Como prevenir?
Se você usa lentes de contato, pode ajudar a diminuir as hipóteses de ser infetado com ceratite por Acanthamoeba, seguindo as seguintes dicas:
– Manuseie as lentes de contato corretamente, ou seja, lave as mãos antes de tocá-las, não esfregue e as deixe na solução recomendada pelo oftalmologista.
– Evite usar água da torneira ou de poço em suas lentes.
– Armazene no estojo específico para as lentes.
– Não use lentes de contatos para nadar.
– Não use lentes de contato em banheiras ou no chuveiro.
Além de todos esses cuidados, é muito importante realizar o acompanhamento com o oftalmologista para entender qual o modelo ideal segundo a necessidade e quais os cuidados necessários para evitar problemas oculares.
Comentários