top of page
Buscar

Chocolate faz bem para a visão?


Com a chegada da Páscoa vem os ovos, chocolates, caixas de bombom... Assim fica difícil de resistir a essas gostosuras, não é mesmo?! Quem não gosta de um chocolatinho para adoçar a vida e alegrar o dia? E você sabia que, se consumido da forma correta e com moderação, o chocolate pode ainda proteger a visão?


Isso mesmo! Consumir chocolate pode proteger o organismo, especialmente a sua visão, de algumas doenças que surgem com o avanço da idade. Mas, não é qualquer chocolate! É recomendado o consumo daqueles que têm 70% ou mais cacau em sua composição. Os chocolates mais doces possuem muito açúcar, pouco cacau e devem ser consumidos com muita moderação.


. Isso acontece porque o cacau é rico em flavonoides, uma substância antioxidante ligada à prevenção de diversas doenças. Estudos mostram que os flavonoides combatem a formação de radicais livres, o que ajuda a proteger contra doenças como catarata e degeneração macular relacionada à idade. Um estudo italiano publicado no Frontiers in Nutrition, buscou identificar como o cérebro reage algumas horas após o consumo dos flavonoides (presentes no cacau) e quais os seus benefícios a longo prazo. Esse estudo mostrou que o consumo regular e moderado do cacau pode beneficiar a memória recente e o processamento de informações visuais. Claro que é importante ficar atento à quantidade de chocolate consumida! Excessos devem ser evitados, e, principalmente as pessoas que devem restringir a ingestão de açucares na dieta, como os diabéticos, não podem esquecer os efeitos deletérios que o açúcar pode trazer.


Assim, a melhor forma de aproveitar todos os benefícios do chocolate é consumi-lo com parcimônia, e aproveitar do seu sabor com sabedoria. O Dr. Wesley deseja a todos uma feliz Páscoa, repleta de festividades e muitas alegrias!

Comentarios


bottom of page