top of page
Buscar

Como pessoas com diferentes problemas enxergam

Quando se fala em cegueira, o senso comum nos leva a uma ideia de total escuridão. No entanto, os problemas oculares podem se parecer mais com um espectro do que com uma perspectiva de tudo ou nada.



Conheça as principais doenças oculares


- Catarata: consiste na perda progressiva da transparência do cristalino, a lente natural do olho, causada por uma opacidade. O problema é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, mas pode ser corrigido com cirurgia.

 

- Glaucoma: é uma doença caracterizada por um grupo de condições relacionadas a danos ao nervo óptico e perda do campo visual, geralmente associado ao aumento da pressão intraocular. É a maior causa de cegueira irreversível no mundo.

 

- Retinopatia diabética: é uma complicação do diabetes, sendo a maior causa de cegueira em pessoas ativas no mercado de trabalho.

 

- Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): é uma doença degenerativa que atinge a mácula, uma pequena parte central da retina, responsável pela visão de detalhes.

 

Sinais de alerta


Os principais sintomas para as doenças oculares, que devem servir de alerta assim que surgirem, são:


- Visão embaçada.

- Tremor nos olhos.

- Dificuldades de se adaptar à luz.

- Olhos vermelhos e lacrimejando.

Nem sempre esses sinais estão relacionados a problemas graves, mas em caso de desconforto, é fundamental procurar auxílio médico especializado para tratar e prevenir possíveis complicações.

 

Comments


bottom of page