
Assim como diversos procedimentos cirúrgicos, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre como é feita a cirurgia refrativa a laser, quais são os cuidados pós-operatórios, entre outros.
Para ajudar a esclarecer, separamos questionamentos mais comuns sobre o procedimento.
. O que é cirurgia refrativa a laser?
A cirurgia refrativa a laser é uma opção incrível na oftalmologia para tratamento dos erros de refração. É uma alternativa para as pessoas com miopia, hipermetropia ou astigmatismo que não desejam mais usar óculos ou lentes de contato e anseiam por mais qualidade de visão e, consequentemente, de vida. Embora sejam opcionais, são procedimentos extremamente funcionais e trazem muitos benefícios. Os tipos de erros refrativos tratados com a cirurgia são:
. Miopia: dificuldade em enxergar objetos distantes.
. Astigmatismo: visão distorcida, tanto de perto quanto de longe.
. Hipermetropia: dificuldade em enxergar objetos próximos.
Para quem é indicada a cirurgia refrativa a laser?
Para realizar esta cirurgia, não basta possuir um dos erros de refração mencionados acima. São necessários alguns critérios para realizar o procedimento com segurança. São eles:
. Ele (a) não deve apresentar doenças oculares ou sistêmicas.
. A paciente não pode estar grávida.
. O uso das lentes de contato deve ser interrompido com antecedência.
É preciso que o paciente realize exames pré-operatórios. É também durante essa etapa que são tiradas as dúvidas e passadas as orientações, além de ser o momento em que o médico oftalmológico verificará se o paciente é ou não considerado apto para realizar a cirurgia refrativa a laser.
. A cirurgia refrativa pode ser feita em pessoas com o grau muito alto?
Este procedimento pode corrigir graus altos, mas também depende de fatores como a curvatura e espessura corneana pré-operatória.
Para a miopia, o indicado é para pessoas com até 10 graus aproximadamente. Para a hipermetropia e astigmatismo, indica-se 6 graus, podendo variar um pouco dependendo do caso.
. O vício refrativo pode voltar depois da cirurgia?
A correção da miopia não costuma ter regressão do problema. Pode acontecer do grau não estar totalmente estável no período em que a cirurgia foi realizada, o que pode levar ao surgimento
de algum grau de miopia novamente.
Nas correções de astigmatismo e hipermetropia, pode ocorrer uma leve regressão de 15% nos primeiros anos.
. Há quanto tempo o grau precisa estar estável para fazer a cirurgia?
Geralmente, é preciso ter uma variação menor de 0,50 graus em um ano. Quando a pessoa tem mais de 6 graus, é indicado aguardar não apenas a estabilidade, mas também serem completados 21 anos de idade, pois pode ocorrer uma progressão tardia de grau nesses casos.
. Depois de quanto tempo da cirurgia pode-se voltar às atividades normais?
Geralmente, é possível voltar às atividades normais, após 7 dias, mas depende da técnica utilizada na cirurgia. Já a cicatrização total ocorre entre um a quatro meses, quando a qualidade visual for totalmente estabelecida.
O Dr. Wesley Moreira realiza a cirurgia de miopia, astigmatismo e hipermetropia no conforto do consultório oftalmológico em Sete Lagoas, sem necessidade de ida ao hospital. Para maiores informações e agendamentos de consultas entre em contato conosco: (31) 99995 1520.
Comments