top of page
Buscar

Doenças mais comuns da retina


Devido a importância da retina, qualquer doença que a atinja pode prejudicar muito a visão, levando até mesmo a cegueira.


Devido a importância da retina, qualquer doença que a atinja pode prejudicar muito a visão, levando até mesmo a cegueira. A retina recebe as imagens que enxergamos e as envia para o cérebro processar, nos tornando cientes do que estamos vendo.


Especificamente na retina, 7 doenças são mais frequentes e podem trazer consequências preocupantes.


1. Coriorretinopatia Serosa Central: é uma doença que atinge a mácula, região importante da retina, responsável pela visão de detalhes e de cores. A visão pode ficar comprometida pelo descolamento seroso que ela provoca.


2. Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): causa a perda gradual da visão. A doença atinge a área central da retina, chamada de mácula, e que é responsável pela visão de detalhes e pela visão em cores.


3. Descolamento de Retina: é um problema grave e precisa de atendimento médico urgente, pois pode provocar perda total da visão. Pode ser causado por lesões degenerativas da retina, pelo próprio processo de envelhecimento e descolamento do vítreo, por traumas no olho ou na cabeça com potencial para causar rasgos ou buracos na retina, ou ainda por doenças como retinopatia diabética e outras.


4. Oclusão da Veia Central da Retina: ocorre quando um bloqueio não permite que o sangue flua normalmente nos olhos. Essa é a segunda doença de causa vascular mais comum de perda visual, perdendo somente para a retinopatia diabética.


5. Retinopatia Diabética: é a doença ocular que pode ser causada pelo diabetes, doença muito comum, e que é tratada com alimentação adequada, hábitos saudáveis e medicação.


6. Retinopatia Hipertensiva: como consequência da pressão arterial elevada, podem ocorrer alterações nos vasos da retina, levando à retinopatia hipertensiva.


7. Retinopatia Miópica: pode surgir em pacientes com alto grau de miopia, estando relacionada ao crescimento do globo ocular que ocorre no míope.


Tratamento das doenças da retina


O primeiro passo é procurar um médico especialista. O oftalmologista é capaz de examinar, solicitar os exames indicados em cada situação e diagnosticar com precisão. Não espere os sintomas aparecerem para buscar atendimento!

Comments


bottom of page