Alterações na retina, independente do tamanho, são extremamente delicadas já que podem apresentar risco de perda parcial e até total da visão dependendo da região afetada. Desta forma é extremamente importante conhecer quais são as doenças na retina e o que elas podem causar, a fim de evitar problemas e complicações nos olhos futuramente.
A retina nada mais é do que uma das membranas do segmento posterior do olho, que tem como função transformar o estímulo luminoso em um estímulo nervoso enviado ao cérebro para que assim as imagens sejam formadas. Ou seja, ela é extremamente indispensável para que a visão aconteça perfeitamente.
3 condições que podem afetar a retina:
. Retinopatia diabética
É uma doença que atinge os olhos das pessoas que possuem a diabetes. Esse problema acontece quando um material anormal é depositado na parede dos vasos sanguíneos da retina, conhecida como fundo de olho. A retinopatia diabética pode não manifestar sintomas nos primeiros anos de doença. Dessa forma, o paciente não percebe alterações na visão no estágio inicial, porém, as lesões se agravam com o passar do tempo. Por isso é extremamente importante ter o acompanhamento do oftalmologista de perto desde as formas iniciais e leves.
. Descolamento da retina
O descolamento da retina é um problema grave e precisa de atendimento médico oftalmológico urgente, pois pode provocar perda total da visão. Pode ser causado por lesões degenerativas da retina, pelo próprio processo de envelhecimento e descolamento do vítreo, por traumas no olho ou na cabeça com potencial para causar rasgos ou buracos na retina, ou ainda por doenças como retinopatia diabética e outras.
- Existem três tipos de descolamento de retina, cada um com sua complexidade:
Regmatogênico (buracos, rasgos ou diálises).
Seroso, exsudativo da retina (inflamação, lesão ou anormalidades vasculares).
Tracional (separação das camadas causada por tração na retina).
. Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Esta é uma doença que acontece na área central da retina, que é conhecida por mácula e que pode evoluir com baixa de visão progressiva. É um problema considerado um dos principais fatores de cegueira nas pessoas com mais de 50 anos de idade.
Existem dois tipos de DMRI que são:
- DRMI seca ou atrófica que é a forma mais comum e leve da doença que atinge cerca de 90% dos portadores do problema. O que acontece neste caso é que as drusas (que é uma degeneração) estão localizadas na região central da retina e as mesmas evoluem para a atrofia, o que pode levar a perda da visão do portador.
- DMRI úmida ou exsudativa esta é a forma mais grave do problema. Acontece uma neovascularização sobre a retina, formação de novos vasos sanguíneos ruins chamados de membrana neovascular sub retiniana que pode levar a uma perda irreversível da visão.
Cuidar da saúde ocular é essencial para prevenir e tratar doenças da retina. Consultas regulares ao oftalmologista, uma alimentação equilibrada e a adoção de hábitos saudáveis são fundamentais para manter a visão em dia.
Commentaires