top of page
Buscar

Herpes ocular tem haver com gatilho emocional?

A herpes ocular é uma condição causada pelo vírus herpes simplex, o mesmo vírus responsável pelo herpes labial, que causa uma infecção que afeta a região ao redor e dentro dos olhos.


. A infecção por herpes ocular pode ocorrer de várias maneiras:


Herpes simples primário ocular: Isso ocorre quando uma pessoa é infectada pela primeira vez pelo vírus herpes simplex nos olhos.

Herpes simples recorrente ocular: Isso ocorre quando o vírus latente, que está presente no corpo após uma infecção inicial, reativa-se e causa uma nova infecção ocular.


Os sintomas da herpes ocular podem incluir:

  • Vermelhidão nos olhos

  • Dor nos olhos

  • Sensação de corpo estranho nos olhos

  • Lacrimejamento

  • Sensibilidade à luz

  • Visão turva 

  • Úlceras na córnea


Se não tratada, a herpes ocular pode levar a complicações mais graves, como cicatrizes na córnea, redução da visão e até mesmo cegueira.


. O que é herpes ocular com gatilho emocional?


O vírus da herpes costuma ficar latente (“dormindo”) no organismo das pessoas que o têm, até que algum evento sirva de gatilho para que ele entre em atividade, como uma baixa no sistema imunológico ou até mesmo situações de estresse, ou seja, um gatilho emocional. Um caso que ganhou notoriedade há algum tempo foi o da atleta Brenda Freitas da seleção paralímpica de judô que acabou ficando cega a partir da evolução de um quadro de herpes ocular, que acredita-se ter sido disparado por um gatilho emocional. Em seu caso, o evento que causou tal crise parece ter sido a forte emoção que sentiu ao assistir ao show da banda RBD, o que acabou se tornando notícia inclusive na TV.

Qualquer pessoa pode ter herpes, só que algumas pessoas geneticamente têm mais predisposição para desenvolver as complicações que o herpes pode causar. Pessoas com alguma outra doença associada que leva à redução da imunidade como câncer ou imunossupressão pelo vírus do HIV têm mais risco de desenvolver a doença.

 

 . Existe tratamento para herpes ocular com gatilho emocional?


O tratamento da herpes ocular geralmente envolve a administração de medicamentos antivirais para combater a infecção causada pelo vírus herpes simplex. A abordagem exata do tratamento pode variar dependendo da gravidade da infecção e dos sintomas apresentados.


É importante ressaltar que o tratamento da herpes ocular deve ser prescrito e supervisionado por um médico oftalmologista. A automedicação ou o uso inadequado de medicamentos podem levar a complicações graves, incluindo danos à visão. Além disso, em casos mais graves, podem ser necessários procedimentos médicos adicionais para tratar complicações como úlceras corneanas.

 

 

댓글


bottom of page