top of page
Buscar

Mancha vermelha no olho: causas comuns e o que fazer


Formada após o rompimento de vasos sanguíneos, esta mancha pode surgir devido a arranhões, pancadas na região, reações alérgicas ou presença de cisco nos olhos. Para identificar a causa da mancha vermelha no olho é necessário consultar um oftalmologista, que fará uma avaliação detalhada para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.


1. Arranhão no olho, como ao coçar com força ou ao cair um corpo estranho, como um cisco no olho, por exemplo. Para aliviar a irritação no olho, é recomendado fazer compressas de água fria, e usar colírios lubrificantes.


2. Reação alérgica devido ao contato com poeira, ácaros, mofo ou substâncias químicas, como maquiagem ou xampus, podem provocar vermelhidão nos olhos, que é localizada em um ponto ou difusa por todo o olho, causando uma conjuntivite. Recomendamos se afastar ou remover a substância que causa alergia, lavar os olhos com soro fisiológico e usar um colírio lubrificante ou antialérgico.


3. Hemorragia subconjuntival, também conhecida como derrame no olho, esta alteração é provocada quando um vaso sanguíneo da superfície do olho se rompe, provocando uma mancha de sangue.


As causas mais comuns são: coçar ou esfregar os olhos, tossir, realizar algum esforço, vomitar ou devido a alguma infecção ou cirurgia no olho ou pálpebra. Não é grave, e desaparece espontaneamente após alguns dias, sendo recomendado fazer compressas de água fria no olho para diminuir o desconforto. Caso a lesão não melhore após alguns dias ou provoque dor ou alteração da visão, deve-se procurar o oftalmologista.


É sempre importante lembrar que, ao sentir qualquer anormalidade nos seus olhos, principalmente quando ela promove incômodos que duram mais do que poucos dias, você deve visitar um oftalmologista para obter a avaliação adequada.

Comments


bottom of page