top of page
Buscar

Manchas no olho: fique alerta



Manchas no olho pode causar muita preocupação, pois aparecem diretamente no olho e não na pele ao redor ou na pálpebra. Podem ser causadas por vários motivos, além de manifestar sintomas que podem provocar grande desconforto. Inclusive, é preciso muita atenção sobre os cuidados que você deve ter para tratar qualquer mancha nos olhos.


Tipos de manchas nos olhos


Macha marrom

Esse tipo de mancha nos olhos é um crescimento anormal, geralmente causado por nevus ou melanoma ocular. O nevus é um tumor comum que se desenvolve no olho e é frequentemente conhecido como sarda do olho, surgindo na parte frontal, ao redor da íris ou mesmo sob a retina. Na maioria dos casos, o nevus é inofensivo e não requer tratamento além de monitoramento para qualquer mudança na forma ou cor. Quando ocorre uma modificação nele, é um indicativo da presença de melanoma ocular, um tipo de câncer que se desenvolve nas células produtoras de pigmento do olho.


Mancha vermelha

Uma mancha vermelha no olho pode parecer preocupante, mas dificilmente é uma emergência médica. Normalmente, ela ocorre quando o sangue se acumula sob a conjuntiva, devido a uma hemorragia subconjuntival.


Esse tipo de mancha no olho pode ocorrer em qualquer pessoa e idade, porque os pequenos vasos sanguíneos do olho são frágeis e facilmente rompidos. Já as causas raras de hemorragias subconjuntivais incluem: pressão alta ou medicamentos que deixam o sangue mais fino.


O que fazer em caso de aparecimento de mancha nos olhos?

Em primeiro lugar procure ajuda médica. É por esse motivo que as visitas periódicas ao oftalmologista são tão importantes. Os exames de rotina contribuem para detectar muitas doenças, inclusive câncer ocular. Só um especialista tem a compreensão e a técnica indispensáveis para classificar e diferençar os tipos de mancha nos olhos e dar as orientações para cada um deles.


A avaliação externa do globo ocular, o exame de refração, o exame de fundo de olho são algumas das principais análises oftalmológicas realizadas nos consultórios médicos.


Porém, existem inúmeros exames que contribuem na prevenção e diagnóstico de problemas e doenças que lesionam a visão e que podem provocar sérios danos, como perda parcial da visão ou até cegueira. A prevenção e diagnóstico precoce ainda são as melhores medidas para eliminar os problemas e doenças que afetam a saúde dos olhos.


コメント


bottom of page