top of page
Buscar

Meus olhos lacrimejam excessivamente, o que pode ser?

As lágrimas são substâncias produzidas pelas glândulas lacrimais e compostas por água, sais minerais, proteína e gordura. Sua principal função é lubrificar, limpar e proteger os olhos de agentes externos. Quando há um excesso de produção ou uma dificuldade de drenagem das lágrimas, os olhos ficam lacrimejando. Algumas das principais causas dos olhos lacrimejando são:


Alergias, conjuntivite, blefarite, síndrome do olho seco, obstrução do canal lacrimal, gripe e resfriado, úlcera da córnea, cefaleia em salvas, enxaqueca ou meibomite.


O que fazer?

Tratar o lacrimejamento dos olhos depende de qual é a causa do sintoma. Em algumas situações, é possível aliviar o desconforto com medidas simples, que podem ser feitas em casa. Veja a seguir algumas orientações:

. Lave os olhos com água para remover possíveis impurezas ou agentes irritantes, como poeira, maquiagem, etc.

. Evite coçar ou esfregar os olhos, para não causar inflamações ou lesões.

. Evite usar maquiagem, lentes de contato, colírios ou pomadas sem prescrição médica, para não agravar o problema ou causar alergias.

. Use óculos escuros, para proteger os olhos da luz, vento e poeira.

. Beba bastante água, para manter a hidratação do corpo e dos olhos.

. Use um umidificador de ar ou coloque uma bacia com água no ambiente, para evitar o ressecamento dos olhos.

. Faça pausas regulares quando estiver usando telas e ajuste a iluminação do ambiente durante a leitura para relaxar os olhos.

Esses procedimentos são capazes de reduzir, aliviar ou mesmo eliminar o desconforto causado pelos olhos lacrimejando, mas nem sempre são suficientes para resolver o problema.


. Quando é hora de procurar um oftalmologista?

Normalmente, estar com o olho lacrimejando é um sintoma passageiro, mas em alguns casos pode indicar uma condição mais séria, que requer atenção profissional. Você deve procurar um oftalmologista quando:


. O lacrimejamento nos olhos é persistente, excessivo ou interfere na visão.

. Os olhos lacrimejando vem acompanhado de outros sintomas, como dor, vermelhidão, inchaço, secreção, sensibilidade à luz, visão embaçada ou perda de visão.

O sintoma é causado por trauma, lesão, queimadura, corpo estranho ou exposição a substâncias químicas.

. Acontecer com frequência ou perdurar por longos períodos.

. Atrapalhar as suas atividades diárias, como trabalhar, estudar ou dirigir.


Na consulta, o oftalmologista realizará exames para fazer o diagnóstico da causa dos olhos lacrimejando e indicar o tratamento mais adequado para cada caso, além de fornecer orientações sobre como prevenir e cuidar dos seus olhos, para evitar que o problema se repita ou agrave.

Comments


bottom of page