top of page
Buscar

O que é o movimento involuntário dos olhos? Entenda o nistagmo.


O nistagmo é um tipo de tremor ocular que provoca movimentos involuntários e repetidos nos olhos, podendo ocorrer em ambos ou apenas em um deles. Os tremores rápidos e imprevisíveis causam uma constante sensação de desequilíbrio, dificuldade na focalização de imagens e pode haver, ainda, sensibilidade à luz.


Além disso, o nistagmo pode significar um sinal de outro problema ocular ou condição médica, sendo manifestado desde o nascimento ou ao longo da vida.


Causas e sintomas do nistagmo

Além de adquirido, o nistagmo também pode surgir de forma congênita, ocorrendo em bebês entre 8 e 12 semanas de vida, conforme aponta a pesquisa do médico brasileiro Luis Eduardo M. Rebouças de Carvalho. Após esse período, considera-se o nistagmo adquirido.


As causas da doença são múltiplas, a depender das condições do momento e da gravidade da situação. Nos casos congênitos, destacam-se: distrofias na retina, estrabismo, catarata congênita, albinismo, distúrbios do nervo óptico, aniridia, acromatopsia, hipoplastia foveal, entre outros.


A relação entre elas está nas falhas de comunicação entre o cérebro e os olhos e a genética. Nos casos adquiridos, alguns fatores podem influenciar na manifestação do nistagmo, entre eles: problemas oculares precedentes, como cataratas, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, doença de Meniére, uso abusivo de drogas e álcool, medicamentos lítio, anticonvulsantes, entre outros.


Diagnóstico e tratamento


O diagnóstico do nistagmo é feito por um oftalmologista por meio de observação dos movimentos oculares e testes complementares. Esses exames também podem ser pedidos por outras especialidades, como a otorrinolaringologia.


O tratamento, por sua vez, não é único e efetivo. Embora existam cirurgia e métodos que amenizem os tremores, não é possível afirmar uma garantia de cura para a condição.


Como a doença pode estar associada a problemas nos sistemas vestibular, nervoso, neurológico, entre outros, cada caso deve ser analisado de forma individual e por profissionais amplamente competentes.


Algumas formas de tratamento são:

. Relaxantes musculares.

. Medicação.

. Afastamento de álcool e drogas.

. Uso de lentes de contato e óculos.

. Cirurgia a laser.

コメント


bottom of page