top of page
Buscar

O que é triquíase e como tratar?


Os cílios fazem parte da defesa ocular, servindo como barreira para partículas e microorganismos, Além disso, contribui para diminuir a evaporação da lágrima, prevenindo o ressecamento do olho. 


A triquíase é uma doença que se manifesta quando os cílios crescem com desvio para dentro do globo ocular. Dessa forma, perdem o alinhamento e o desvio natural, sem alterar a pálpebra.


Quais os sintomas e causas da triquíase?

O atrito dos cílios com o olho pode causar dor ocular, sensação de corpo estranho, olho vermelho, lacrimejamento, fotofobia e secreção entre outros. Pode causar baixa de visão quando houver lesão na córnea e em casos severos pode levar à úlcera corneana e até perda da visão.


As principais causas no nosso meio são tracoma e blefarite. Traumas, cirurgias palpebrais ou qualquer inflamação na pálpebra pode levar à triquíase.


Quais os tipos de tratamento para triquíase?

A epilação mecânica (arrancar os cílios com a pinça) pode ser realizada em consultório oftalmológico para alívio temporário dos sintomas, porém, após algumas semanas, o cílio triquiático tende a nascer mal direcionado novamente.


As formas mais eficazes de eliminação do problema são a eletrólise, a radiofrequência e o laser. Quando os cílios são numerosos, a melhor opção de tratamento é a cirurgia.


O uso de colírios lubrificantes e o uso de lentes de contato podem minimizar os sintomas, mas faz-se necessário um tratamento definitivo para evitar complicações graves como a úlcera de córnea.


Como prevenir?

– Mantenha as mãos e unhas limpas;

– Evite alimentos gordurosos;

– Faça a limpeza das pálpebras frequentemente;

– Em caso de inflamação nas pálpebras, aplique compressas mornas, de 2 a 3 minutos, duas vezes por dia;

– Não utilize maquiagem com os olhos inflamados.

Comments


bottom of page