top of page
Buscar

O que fazer quando sentir a visão embaçada?


A primeira atitude que se deve tomar ao sentir sintomas de visão embaçada é consultar-se com um médico oftalmologista para entender a causa e tomar as medidas necessárias.


Causas e Tratamento


A visão embaçada em um olho ou em ambos os olhos pode ser um sintoma de erros refrativos, além de estrabismo, cansaço visual e dor de cabeça.


Em caso de miopia, hipermetropia ou astigmatismo: o tratamento pode ser avaliado com o uso de óculos, lentes de contato ou partir para a cirurgia refrativa.


Uma última doença, relacionada ao envelhecimento do cristalino e músculo ciliar, é a presbiopia - caracterizada pela progressiva diminuição da focalização de perto. Se o paciente tem mais de 40 anos e começa a experimentar a visão embaçada de perto (ao ler um livro com letras pequenas, por exemplo) as chances são de que isso se deva ao início da doença. Os tratamentos comuns para a presbiopia incluem lentes progressivas, óculos bifocais e óculos de leitura.


Se o paciente apresenta uma visão embaçada repentina em um olho apenas e tem mais de 60 anos, pode ter desenvolvido um buraco macular na parte da retina onde ocorre uma focalização fina. A visão embaçada também pode ser um sintoma de retina descolada, herpes ocular ou neurite óptica (inflamação do nervo óptico), entre outras causas.


Algumas doenças oculares podem causar perda permanente da visão, por esse motivo é importante visitar seu oftalmologista para diagnóstico e tratamento imediato.


As alterações na visão, como visão embaçada ou visão turva, bem como brilhos noturnos, podem ser sintomas de uma catarata. Se não for removida, a catarata pode eventualmente ficar tão turva que obstrui a visão até o ponto de cegueira.


Consulte o seu oftalmologista para mais detalhes das possíveis doenças e faça os seus exames regularmente.

Comentários


bottom of page