
Os genes desempenham um papel muito importante na determinação de muitas de nossas características físicas, e quando falamos dos olhos não é diferente. Mas, antes de saber se os problemas de visão são genéticos, é essencial compreender como esse fator influencia a saúde como um todo. As mutações genéticas, ou seja, as mudanças nas sequências de DNA podem ser hereditárias (passadas dos pais para os filhos) ou ocorrer de forma espontânea durante a formação de óvulos, espermatozoides ou desenvolvimento do embrião. Além disso, também podem surgir devido a fatores ambientais, como exposição aos raios solares sem proteção, à radiação ou até mesmo por conta do tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
No contexto da saúde visual, o histórico familiar exerce grande impacto na forma como os olhos se desenvolvem e funcionam. Vários aspectos da visão, como a acuidade visual, a capacidade de adaptação à luz e a predisposição a certos problemas de visão são influenciados por bases genéticas herdadas. O daltonismo, por exemplo, é causado por uma mutação específica de um gene responsável pela produção de pigmentos fotossensíveis da retina. Nesse caso, o gene está localizado no cromossomo X e é ligado ao sexo. Se por um lado alguns problemas de visão podem estar relacionados à genética, por outro o conhecimento das mutações que causam distúrbios oculares é fundamental para o diagnóstico precoce dessas condições. Com isso, o tratamento também é favorecido, já que é possível adotar uma abordagem terapêutica mais personalizada e eficaz, de acordo com as características individuais de cada paciente. Além disso, saber a predisposição genética para possíveis doenças oculares permite o rastreamento precoce dessas condições e possibilita a realização de intervenções para prevenir ou retardar a progressão da doença. O acompanhamento, no longo prazo, de pacientes com mutações genéticas conhecidas também contribui para que os oftalmologistas possam ajustar os planos de tratamento à medida que a condição progride ou novos tratamentos se tornam disponíveis.
A genética desempenha um papel importante na saúde ocular, mas nem todos os problemas de visão são causados por mutações nos genes, já que algumas condições podem ocorrer devido a fatores ambientais. Ainda assim, muitas doenças oculares têm base genética e são transmitidas por herança familiar. Conheça algumas delas abaixo:
Miopia
Hipermetropia
Glaucoma
Retinose pigmentar
Catarata congênita
Astigmatismo
Daltonismo
Independentemente da idade, os check-ups oftalmológicos regulares são fundamentais. Isso é ainda mais importante se houver um histórico familiar de problemas de visão, como glaucoma ou degeneração macular relacionada à idade (DMRI), pois assim é possível detectar o problema rapidamente e iniciar o tratamento com base nas necessidades individuais do paciente.
Comments