Os sintomas mais comuns do uso inadequado da maquiagem nos olhos geralmente são coceira, irritação e lacrimejamento. A vermelhidão também pode ocorrer. Em casos mais graves, é possível desenvolver conjuntivite, calculose de pálpebra, ceratites traumáticas, olhos secos ou arranhados e blefarite. Todas essas condições têm algo em comum: resultam de um processo inflamação ou irritação dos olhos, que pode ser causado pelo acúmulo de resíduos na pálpebra, pela entrada de corpos estranhos, alergias ou até mesmo lesões causadas por atritos ao fazer a maquiagem na região dos olhos.
Existem maneiras de se cuidar ao fazer maquiagem nos olhos, que fazem toda a diferença para preservar a saúde dos seus olhos:
. Antes de se maquiar, lave bem as mãos
Essa é uma dica que pode ser esquecida na correria do dia a dia, mas é essencial. Afinal, diversos microrganismos podem ser carregados pelas mãos até o rosto e isso é perigoso não só para os olhos, como para sua saúde em geral. Higienize sempre! Se estiver fora de casa, utilizar o álcool em gel (secando as mãos em seguida para não carregar o produto para o rosto) também é uma alternativa.
. Cuidado com o prazo de validade
Produtos de beleza também têm prazo de validade e é muito importante atentar-se a isso. Afinal, alguns compostos podem se alterar e estragar ao longo do tempo, potencializando o risco de irritação.
. Cuidado com as lentes de contato
Se você usa lentes de contato, o ideal é colocá-las antes de fazer a maquiagem e retirá-las somente depois que todos os resíduos tiverem sido removidos. A dica vale tanto para lentes de contato de grau como aquelas coloridas, utilizadas na composição de muitas maquiagens. O objetivo dessa dica é impedir que algum resíduo de maquiagem grude na lente acidentalmente, podendo até machucar os olhos.
. Evite compartilhar maquiagem
Emprestar qualquer item de maquiagem é algo que deve ser evitado (especialmente quando estamos falando de maquiagem nos olhos). Afinal, esse é um canal muito sensível para contaminações em geral. Também pode ser que a pessoa esteja sofrendo com algum problema ocular não diagnosticado, sem sintomas, que acabe passando para você por acidente.
. Cuidado com o glitter
Esse tipo de produto é composto por partículas sólidas, que podem entrar nos seus olhos, sair com dificuldade e até causar um arranhão na córnea. Nunca utilize glitter de papelaria ou de unhas nos olhos: use sempre o produto adequado, como glitter para os olhos ou inserido em sombras compactadas.
. Não durma de maquiagem
Às vezes pode ser cansativo ter que retirar toda a maquiagem ao voltar para casa depois de um dia cansativo ou de uma festa. No entanto, isso é essencial para prevenir irritações nos olhos ou mesmo o entupimento dos canais lacrimais. Remova os produtos sempre com água boricada ou demaquilante apropriado, enxaguando o rosto depois. Se possível, evite os produtos à prova d’água por serem mais difíceis de retirar. Outra dica importante de higienização: lembre-se de lavar e conservar os seus pincéis em um local seco para evitar qualquer tipo de mofo ou proliferação de microorganismos.
Seguindo as dicas de cuidado ao fazer maquiagem nos olhos, a chance de ter problemas reduz consideravelmente. Se você experimentar qualquer tipo de desconforto ocular, busque a avaliação de um médico oftalmologista!
Comments