top of page
Buscar

Receitas caseiras para os olhos, cuidados necessários.

Os olhos são muito importantes para a nossa saúde, e também são órgãos muito sensíveis. Por isso, é fundamental ter cuidado ao usar qualquer tipo de produto ou substância que possa afetar a visão. Mas, em muitas ocasiões, as pessoas recorrem a remédios caseiros para aliviar algum desconforto ou problema ocular, sem saber se esses métodos são realmente seguros e eficazes. Algumas dessas medidas, inclusive, são baseadas em crenças populares antigas. Por isso, neste artigo você vai descobrir quais são os riscos dos remédios caseiros para os olhos, o que é possível fazer em casa para tratar da saúde ocular de forma segura e quando é a hora de procurar um oftalmologista.


. Os riscos dos remédios caseiros para os olhos:


Tratar doenças por meio de remédios caseiros é quase uma tradição brasileira. A maioria dessas receitas são resultados de crenças populares passadas dos avós para os pais e de pais para filhos. Existem diversos remédios caseiros conhecidos para a saúde dos olhos (e muitos deles são utilizados até hoje). No entanto, muitos desses recursos podem ser perigosos e causar mais danos do que benefícios para a visão. Veja alguns exemplos:


  • Pingar leite materno

  • Lavar o olho com água boricada

  • Compressas com chá de camomila

  • Pingar urina

  • Colocar anel quente no olho

  • Pingar gotas de limão


Alguns sinais e sintomas que indicam a necessidade de procurar um oftalmologista são:


- Piora repentina da visão, caracterizada pela perda da nitidez ou de parte do campo de visão, que pode ocorrer em um ou nos dois olhos.

- Dor ocular intensa, persistente ou associada a outros sintomas, como náusea, vômito, febre ou alteração da pupila.

- Vermelhidão nos olhos acompanhada de secreção purulenta.

- Trauma ocular, causado por pancada, corte, queimadura ou penetração de algum objeto nos olhos.

- Fenômenos visuais persistentes, como flashes, manchas ou moscas volantes, que podem indicar alterações na retina e comprometer a visão central ou periférica.

- Visão dupla, turva ou distorcida, que pode ser causada por erros de refração, como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia.


A melhor estratégia para prevenir ou evitar que um problema ocular se agrave é fazer um acompanhamento regular com o oftalmologista. Muitas doenças dos olhos são assintomáticas, e o surgimento de sinais visíveis indica que a condição se encontra em estágios mais avançados. Além disso, o oftalmologista é o profissional certo para te orientar sobre as práticas corretas e eficazes que ajudam a manter a boa saúde dos olhos!

 

Comments


bottom of page