top of page
Buscar

Seu filho machucou o olho, o que fazer?!


1. Mantenha a criança calma e evite que ela coce o olho


Machucar o olho pode doer bastante e isso faz com que a criança fique agitada. Além de chorar e ficar nervosa, pode ser que ela queira coçar o olho de forma contínua.


É imprescindível evitar que ela faça isso, pois coçar a região pode causar ainda mais problemas além dos que já estão acontecendo devido ao olho machucado. Diante desta situação, converse com a criança machucada, peça que ela te ajude a manter a calma, por mais que esteja doendo e incomodando muito. Passe confiança para que ela se sinta segura de que tudo ficará bem.



2. Não toque a área machucada sem a devida higienização


Em casos onde há perfuração do olho ou qualquer machucado na região dos olhos, é importante manter a higiene das mãos nos cuidados subsequentes.


Além disso, é imprescindível que a criança evite encostar no olho machucado enquanto estiver em fase de cicatrização. Quando há lesão no olho, a falta de higienização se torna uma porta de entrada para todo tipo de contaminação.


3. Não retire qualquer corpo estranho do olho machucado da criança


Se o olho machucado for acompanhado de perfuração, é importante não retirar o objeto.


Além de causar hemorragia, também pode trazer consequências definitivas na visão.


Desta forma, tenha em mente que apenas um médico oftalmologista pode remover um corpo estranho com segurança de um olho machucado. Caso haja sangramento, o ideal é tentar estancar o sangue com uma gaze limpa e impedir que a criança se movimente muito.


4. Vá a um médico oftalmologista imediatamente!


A saber, dependendo do ferimento, bactérias e micro-organismos podem agir em menos de 48h e podem levar a complicações mais sérias, como a cegueira.


Desta forma, o incômodo pode ser persistente e tomar qualquer tipo de medicação sem a indicação correta pode piorar a situação. Assim, uma vez que seu filho passe por uma situação de lesionar o olho, procure sempre um oftalmologista o quanto antes.


Mesmo que o machucado pareça inofensivo, apenas o médico oftalmologista é capaz de identificar o real problema, conferindo há danos maiores e tomando as devidas providências para os próximos passos.

Comments


bottom of page