top of page
Buscar

Seus olhos merecem atenção especial

A maioria das doenças oculares na terceira idade tem tratamento e podem ser controladas com diagnóstico precoce.


Depois de certa idade, a maioria das pessoas sente alguma dificuldade para enxergar. Muitos dos problemas oculares se desenvolvem de forma gradual e se agravam com a falta de tratamento.


Por isso, é importante ficar atento aos sinais de que a visão já não está tão boa quanto antes. Observe se agora você sente mais dificuldade para dirigir, para focalizar objetos próximos ou se precisa de luz mais forte para ler. Algumas condições precisam de medidas simples para evitar danos maiores. A Presbiopia, por exemplo, é comum e facilmente corrigida com o uso de óculos, lentes de contato ou por meio de cirurgia oftalmológica.


Como prevenir as doenças oculares?

1. Preze por uma boa alimentação


2. Atenção à diabetes, tabagismo e problemas como obesidade, pressão alta e exposição intensa ao sol, estes fatores de risco podem desenvolver doenças oculares. Portanto, tais condições devem ser evitadas ou devidamente tratadas.


3. Mantenha um acompanhamento médico regular. Um oftalmologista é o único profissional que pode diagnosticar o quadro e determinar o tratamento correto. Isso é feito com base em avaliação cuidadosa e exames complementares.


Quais são os principais problemas de visão na terceira idade?

Muitos dessas condições são resultantes de danos cumulativos e tendem a aparecer com mais frequência depois dos 40 anos. A idade avançada é fator de risco para o surgimento das seguintes doenças oculares:

. Catarata;

. Glaucoma;

. Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI);

. Presbiopia;

. Retinopatia diabética;

. Descolamento da retina.


São vários os problemas de visão na terceira idade em que os sintomas não são identificados pelo próprio paciente. Então, diante de qualquer alteração, procure um oftalmologista. O médico vai avaliar o quadro, realizar os exames necessários e propor o tratamento certo para evitar que o problema se agrave e cause danos irreversíveis.

Comments


bottom of page