top of page
Buscar

Trombose ocular: o que é e por que ficar atento




A trombose ocular é a formação de um coágulo (trombo) que bloqueia a circulação do sangue na retina. Como consequência do fluxo bloqueado, o sangue não é drenado e transborda ali no tecido da retina. Isso pode trazer consequências ao paciente quando não diagnosticado e tratado precocemente.

 

As causas da trombose ocular

Diversas causas podem levar ao desenvolvimento da trombose nos olhos, e isso independente da idade ou se o paciente tem ou não alguma comorbidade. No entanto, existem fatores de predisposição para surgimento da doença oftalmológica, ou seja, pessoas com mais chance de serem acometidas pelo coágulo sanguíneo. Entre os pacientes mais incidentes estão:


. Idosos acima de 65 anos.

. Pacientes cardíacos.

. Pessoas que fumam.

. Diabéticos.

. Pessoas que apresentam outras doenças oculares como hemorragia ou glaucoma.

. Hipertensos.

. Pacientes que têm colesterol elevado.

Para pacientes com esses fatores é imprescindível realizar consultas periódicas com um médico oftalmologista de confiança a fim de prevenir a trombose ocular.

 

É preciso ficar atento aos sintomas da trombose ocular

Em muitos casos, a trombose ocular age de forma silenciosa e assintomática até o agravamento para os estágios mais avançados, o que acarreta na obstrução do vaso sanguíneo, provocando o inchaço e hemorragia no local. Nestes casos, os principais sintomas são:

 

. Piora repentina da visão ou até mesmo o embaçamento.

. Surgimento de manchas escuras na visão.

. Perda total ou parcial da visão (em casos mais graves).

 

Portanto, ao apresentar qualquer desses sintomas você deve procurar rapidamente um oftalmologista.

 

O diagnóstico precoce faz toda a diferença. Escolha a prevenção!

A consulta periódica ao médico oftalmologista é essencial para garantir a sua saúde ocular. Os exames de check-up podem diagnosticar qualquer patologia assintomática. Além do mais, exames de fundo de olho, avaliação da pressão intraocular, análise das estruturas intraoculares e motilidade ocular e exames que quantificam a visão são responsáveis por avaliar toda a estrutura e função dos seus olhos.

Comments


bottom of page